domingo, 15 de agosto de 2010

SUGESTÃO DE FILMES

O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (2009)


http://cinema.uol.com.br/filmes/o-mundo-imaginario-do-dr-parnassus-2009.jhtm
 
SINOPSE


Trama conta a história do Dr. Parnassus e do seu Imaginarium, um espetáculo itinerante no qual o público tem a oportunidade irresistível de escolher entre a luz e a alegria ou as sombras e a escuridão.

Abençoado com o extraordinário dom de guiar a imaginação dos outros, o Doutor Parnassus é amaldiçoado com um segredo. Jogador inveterado há milhares de anos, ele fez uma aposta com o diabo, o Sr. Nick, para se tornar imortal.

Séculos depois, ao conhecer o seu verdadeiro amor, o Dr. Parnassus fez outra aposta com o diabo, na qual ele trocaria a imortalidade pela juventude, desde que, ao atingir 16 anos, a sua filha se tornasse propriedade do Sr. Nick. Valentina está prestes a completar 16 anos e o Dr. Parnassus fica desesperado para protegê-la do seu destino iminente.


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Protagonismo juvenil

O protagonismo juvenil é uma estratégia de educação para a cidadania que considera os jovens como atores sociais que têm direitos, independente da condição ou situação em que vivem.




Jovens - vistos pelo que são, sabem, sentem, pensam, sonham e se relacionam.



É um processo de educação para valores que tem na participação social juvenil:



Uma forma de construção da co-responsabilidade;

O caminho para o envolvimento com causas coletivas;

A construção de competências que tornem duradouras as ações empreendidas.

Está sempre relacionado com ações coletivas e participantes.

(Tem na formação de redes a perspectiva da multiplicação)



Faz educação para valores através da experimentação dos valores.

(Pratica-se mais o respeito do que se fala sobre sua importância)



Empodera os jovens para decidirem sobre seu futuro.

(Conhecimento, reflexão, diálogo, criticidade, criatividade)



Os atores das ações são os coletivos jovens.

Não pressupõe a geração de lideranças individuais, mas a geração de participação e cooperação social.

A questão central é o processo formador que se dá por meio da ação dos jovens: a construção da cidadania e da participação.

Os educadores não são reféns dos discursos juvenis, mas têm a função de contextualizar e problematizar, de mediar a construção do conhecimento, de ampliar o universo cultural.

A autonomia – capacidade de agir a partir de valores já internalizados, de reconhecer o que está de acordo com ideais, de identificar oportunidades para a viabilização de projetos.

O empoderamento – não só conferir poder aos jovens, mas assumir o poder da ação dos jovens como iniciativas válidas para a transformação e o desenvolvimento.

A intervenção – a partir dos interesses dos próprios jovens e por sua deliberação.
 
 
Acesse: http://www.campsbc.org.br/aprendiz_protagonismo_juvenil.html