terça-feira, 8 de junho de 2010

SUGESTÃO DE LIVROS

ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS

PORTER, Michael E. Vantagem Competitiva – Criando e Sustentando um Desempenho Superior. Editora Campus

Um livro fascinante para desenvolver e conhecer conceitos estratégicos, esclarecendo os tipos de valores que as empresas querem atualmente no sentido de criar e sustentar um vantagem competitiva nos mercados globalizados.

SERRA, Fernando; TORRES, Maria Cândida S.; TORRES, Alexandre Pavan. Administração Estratégica. Editora Reichmann & Affonso Editores

Um livro prático sobre o processo de administração estratégica, apresentando várias abordagens e técnicas aplicáveis no mundo moderno. Define claramente os fundamentos de conceitos de gestão de negócio. O diferencial principal deste livro é qualidade dos cases apresentados.

RUMMLER, Brache. Melhores Desempenhos das Empresas.

Editora Pearson - Makron Books

Um livro para quem realmente queria entender o funcionamento das empresas. Uma abordagem prática para orientar a estratégia por meio da análise sistêmica de processos e pessoas.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A Estratégia em Ação ( Balanced Scorecard ). Editora Campus

Um livro para orientar desempenho e focalizar resultados nas dimensões financeira, conhecimento do cliente, melhoria de processos internos, e aprendizado e crescimento organizacional. Conhecer a Metodologia do Balanced Scorecard significa adquirir conhecimentos em sistemas de gerenciamento.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Organização Orientada para a Estratégia. Editora Campus

É uma evolução dos conceitos apresentados no livro A Estratégia em Ação, apresentando práticas metodológicas da ferramenta revolucionária de gestão de desempenho organizacional conhecida como o Balanced Scorecard.

BECKER, Brian E.; HUSELID, Mark A., ULRICH, Dave. Gestão Estratégica de Pessoas com Scorecard. Editora Campus

Um livro que ajuda o profissional de recursos humanos a desenvolver um conjunto de modelos, critérios amplos e práticos para avaliar e mensurar o impacto estratégico da arquitetura de recursos humanos, sistemas e instrumentos de gestão de pessoas com o devido alinhamento estratégico.



REMUNERAÇÃO – GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

WOOD, Thomaz; PICARELLI, Vicente. Remuneração e Carreira por Habilidades e por Competências. Editora Atlas

Um livro que ressalta o conhecimento como fator chave de êxito na era da hipercompetitividade e os seguintes tópicos como mudança no Brasil e no Mundo, Alinhamento de Gestão de Pessoas à Estratégica Empresarial e Remuneração e Carreira por Habilidades e Competências são destacados.

SOUZA, Maria Zélia de Almeida; BITTENCOURT, Francisco R.; FILHO, João Lins Pereira; BISPO, Marcelo Macedo. Cargos, Carreiras e Remuneração. Editora FGV

Um livro com base conceitual muito significativa em termos das abordagens metodológicas possíveis de fazer uma gestão da remuneração de maneira mais estratégica e eficaz.

The Hay Group – FLANNERY, Thomas P.; HOFRICHTER, David; PLATTEN Paul E. Pessoas, Desempenho e Salários. Editora Futura

O define claramente o conceito da remuneração dinâmica da metodologia atual da HayGoup, que relaciona o conceito de reconhecimento atrelado a desempenho como vantagem competitiva das organizações que pretendem atrair e reter talentos.

PASCHOAL, Luiz. Administração de Cargos e Salários. Editora – Qualitymark

Um livro bastante prático para aprofundar-se em técnicas de implantação de cargos e salários, que traz uma abordagem bastante fundamentada de todas as fases necessárias e com a apresentação de uma metodologia de avaliação de cargos extremamente interessante.

MARRAS, Jean Pierre. Administração da Remuneração. Editora Thomson

Os principais temas relacionados à gestão de cargos e salários, como também estratégias de remuneração são apresentados neste grande livro de maneira abrangente em termos acadêmicos e de práticas empresariais.

CHINGOS, Peter T.; MARKWICK, Peat. Paying for Performance – A Guide to Compensation Management. Editora – Wiley

Considerado por muitos nos EUA como uma Enciclopédia em conceitos e práticas de remuneração, apresenta uma variedade de metodologias e sistemas atuais praticados no mundo.



GESTÃO DE COMPETÊNCIAS

GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de Competências e Gestão dos Talentos. Editora – Makron Books

Um livro que revela estudos bastantes interessantes sobre conceitos e definições de conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para agregar valor aos negócios, apresenta ferramentas específicas e uma metodologia orientada para a implantação.

DUTRA, Joel Souza. Gestão por Competências. Editora Gente

Um livro com uma abordagem genérica, mas bastante interessante sobre conceitos inovadores no campo de gestão de pessoas em empresas competitivas, onde é importante compreender o elemento humano e desenvolver a educação corporativa. De co-autoria com profissionais e autores renomados, apresenta um avanço efetivo na teoria e na prática de recursos humanos no Brasil.

DUTRA, Joel Souza. Competências. Editora Atlas

Um livro que pretende abordar conceitos e instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna. Explica-se conceitos da nova realidade das empresas e sinaliza o futuro da gestão de pessoas. O livro se propõe a sistematizar um conjunto de experiências, pesquisas e contribuições do mundo acadêmico nos últimos anos para busca de um modelo estratégico de gestão de pessoas.

FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza Leme. Estratégias Empresariais e Formação de Competências. Editora Atlas

Um livro para compreender o processo moderno de gestão de empresas baseando na gestão por competências. Um nova abordagem conceitual sobre com identificar e definir as competências essenciais de um negócio.



SISTEMAS E AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO

BERGAMINI, Cecília Whitaker; BERALDO, Deobel Garcia Ramos. Avaliação de Desempenho Humano na Empresa. Editora Atlas

Um livro que resgata o devido entendimento sobre a natureza humana, propondo a necessidade de uma interação harmônica entre as pessoas. Introduz aspectos técnicos importantes relacionados à avaliação de desempenho, descrevendo técnicas e instrumentos tradicionais.

EDWARDS, Mark R.; EWEN, Ann J. 360º e Feedback. Editora – Amacom

Um livro bastante importante para aqueles que pretendem conhecer esta ferramenta moderna e inovadora na gestão de pessoas através de um feedback de multiavaliadores. Traduz a importância desta ferramenta no mundo atual a sua respectiva evolução histórica e técnicas e instrumentos para a implantação segura.



Nenhum comentário: