segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Livro: História social dos direitos humanos

Reflexões sobre os direitos quebrantados
Resenha do livro: História social dos direitos humanos, de José Damião de Lima Trindade
por Tiago Eloy Zaidan


Após a carnificina da Segunda Grande Guerra Mundial a ressaca moral dos povos envolvidos conduziu a Assembléia Geral das Nações Unidas à confecção da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no dia 10 de dezembro de 1948. Aqui, somaram-se aos tópicos de defesa dos direitos civis e políticos – já em relativa discussão desde o século XVIII – os direitos econômicos, sociais e culturais.

Apesar de representar um avanço, tal declaração não passava de uma espécie de recomendação moral. A elaboração de um pacto com força de lei seria o passo seguinte. Seria... Nos debates da ONU, Estados Unidos e União Soviética já davam mostras do que o mundo assistiria durante a Guerra Fria. O impasse, entre os dois países, nos debates em torno de um pacto pelos direitos humanos acabou levando à criação de dois pactos distintos em dezembro de 1966. Este é apenas um dos capítulos da conturbada trajetória dos direitos humanos, tema por qual percorre, com paixão, José de Lima Trindade em seu História social dos direitos humanos.

Tão violados quanto discutidos, os direitos humanos, em vários momentos, estiveram marginalizados em detrimento de interesses políticos e/ou econômicos. Trindade cita alguns desses episódios. Dentre eles estão: a dominação imperialista de terras e povos africanos pelos europeus, engendrada até a explosão dos movimentos de descolonização ocorridos no século XX; e a recente política neoliberal de Thatcher e Reagan, adotadas no Reino Unido (1979) e Estados Unidos (1980), respectivamente.

O autor critica também a máquina burocrática estatal da extinta União Soviética, que se tornou onerosa e ineficiente, afastando-a do povo russo. São, porém, alguns indicadores sociais contemporâneos – que chocam pela desigualdade e pelo aleijamento dos direitos humanos – que fazem Trindade assumir uma postura militante, quase panfletária, em defesa de uma reflexão em torno da história recente da humanidade.

Título: História social dos direitos humanos
Autor: José Damião de Lima Trindade
Editora: Peirópolis

Fonte:
http://www.profissaomestre.com.br/biblioteca/livro039.html

Nenhum comentário: