David Paul Ausubel
TEORIA DE AUSUBEL
Aprendizagem Cognitiva - armazenamento organizado de informações
Afetiva - sinais internos do indivíduo (prazer, dor, ansiedade)
Psicomotora - repostas musculares (treino e prática)
Ausubel focaliza principalmente a aprendizagem cognitiva
Aprendizagem = organização e interação do material na estrutura cognitiva (conteúdo total de idéias de um indivíduo e sua organização)
Ausubel preocupa-se com a aprendizagem que ocorre na sala de aula da escola. O fator mais importante de aprendizagem é o que o aluno já sabe.
Para que ocorra a aprendizagem, conceitos relevantes e inclusivos devem estar claros e disponíveis na estrutura cognitiva do indivíduo, funcionando como ponto de ancoragem.
Processo de interação = conceitos mais relevantes e inclusivos interagem com o novo material funcionando como ancoradouro (abrangendo e integrando esse material e modificando-se em função dessa ancoragem).
Aprendizagem Significativa - conceito central de sua teoria
- processo através do qual uma nova informação relaciona-se com um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo. Ou seja, a interação da nova informação com uma estrutura cognitiva específica ( conceito subsunçor< subsumer)
- a aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes preexistentes na estrutura cognitiva do indivíduo.
- o armazenamento de informações no cérebro é altamente organizado formando uma hierarquia na qual elementos mais específicos de conhecimentos são ligados ( = assimilados) a conceitos mais gerais, mais inclusivos.
- Estrutura cognitiva = estrutura hierárquica de conceitos que são representações de experiências sensoriais do indivíduo
- aprendizagem de novas informações com pouca ou nenhuma associação a conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva
- a informação é armazenada de maneira arbitrária, não há interação entre a nova informação e aquela já armazenada, fica arbitrariamente distribuído na estrutura cognitiva sem ligar-se a conceitos subsunçores específicos.
Aprendizagem significativa pode acontecer por:
- recepção - o conhecimento é apresentado em sua forma final para o aprendiz
- descoberta - o conhecimento deve ser descoberto pelo aprendiz. Depois de descoberto, a aprendizagem é significativa se o conteúdo ligar-se a conceitos subsunçores relevantes existentes na estrutura cognitiva.
- a aprendizagem mecânica e significativa são processos continuum. Quando um indivíduo adquire informações em uma área completamente nova ocorre a aprendizagem mecânica até que alguns elementos de conhecimento , relevantes a novas informações na mesma área, existam na estrutura cognitiva e possam servir de subsunçores ainda que pouco elaborados. À medida que a aprendizagem vai se tornando significativa os subsunçores se tornam mais elaborados e prontos para ancorar novos conhecimentos.
- em crianças pequenas, a formação de conceitos acontecem através de um processo conhecido como "formação de conceitos",que envolve generalizações de instâncias específicas. Em idade escolar, a maioria das crianças já têm desenvolvido um conjunto de conceitos que permite a aprendizagem significativa. A partir daí, os novos conceitos são adquiridos através de assimilação, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa de conceitos.
Organizadores prévios são materiais introdutórios apresentados antes do material a ser aprendido em si. Sua principal função é de servir de ponte entre o que o aprendiz já sabe e o que ele deve saber a fim de que o material possa ser aprendido de forma significativa. Facilitam a aprendizagem na medida em que funcionam como "pontes cognitivas".
Condições de ocorrência da aprendizagem significativa:
Segundo Ausubel (1978,p.41), " a essência do processo de aprendizagem significativa é que idéias simbolicamente expressas sejam relacionadas de maneira substantiva ( não literal) e não arbitrária ao que o aprendiz já sabe, ou seja, a algum aspecto de sua estrutura cognitiva especificamente relevante para a aprendizagem dessas idéias. Este aspecto especificamente relevante pode ser, por exemplo, uma imagem , um símbolo, um conceito, uma proposição, já significativo".
- material a ser aprendido seja relacionável, incorporável à estrutura cognitiva do aprendiz de maneira não arbitrária e não literal. Material potencialmente significativo.
- o aprendiz deve manifestar disposição para relacionar de maneira substantiva e não arbitrária o novo material, potencialmente significativo, a sua estrutura cognitiva
evitar a "simulação da aprendizagem significativa" , formulando questões e problemas de uma maniera nova e não familiar, que requeira máxima transformação do conhecimento adquirido.
Tipos de Aprendizagem Significativa
- Representacional - os símbolos passam a significar aquilo que seus referentes significam
- de Conceitos - representam abstrações dos atributos essenciais dos referentes, representam regularidades em eventos ou objetos
- Proposicional - aprender o significado que está além da soma dos significados das palavras ou conceitos que compõem a proposição
Segundo a " teoria da assimilação" ou ancoragem provalvelmente tem um efeito facilitador na retenção.
Fonte: http://rdefendi.sites.uol.com.br/ausubel/ausubel3.htm
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