quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ENSAIOS DE AUTORES CONTEMPORÂNEOS SOBRE A TEORIA DE AUSUBEL

lnicialmente, gostaríamos de salientar que não há nenhuma pretensão do grupo em querer teorizar ou tecer novas conjecturas a respeito da Teoria de Ausubel, inclusive para o qual nos consideramos totalmente inaptos, porém o de apresentar, baseado em pura pesquisa e analogia, a correlação de Ausubel com outros autores contemporâneos que partilham da sua mesma base de concepção pedagógica.

David Paul Ausubel estabeleceu em sua teoria: Aprendizagem significativa" uma metodologia, considerada avançada, de instrução; dentro deste enfoque Ausubel estabeleceu uma teorização psico cognitiva focada na interação de idéias, que se expressam até de forma considerada simbólica, porém não de maneira aleatória.

A sistemática de aprendizagem relaciona a informação diretamente com a estrutura básica de conhecimento do "aprendiz". Neste enfoque Ausubel a luz da conceituação americana do "subsumer" onde explicita sempre a inclusão de um agregador a um grupo ou sub grupo de aprendizagem como um "ente facilitador" do processo.

Ausubel trabalha na sua teoria com o processamento da informação enviada através de uma maneira dedutiva, aproximando-se das concepções contemporâneas de Alían Bloom, não só pela proximidade "laboratorial" que tiveram na New York University, como também pelo fato de ambos terem orientado as publicações didáticas da editora de livros Judaica Simon and Schuster, por algum tempo.

Ausubel todavia contrapõe-se a Jerome Brunner, que trata o processamento da informação, mas de maneira indutiva chocando tradicionalmente as teorias das escolas americanas de Harvard e de New York quanto ao sistema de aprendizagem psico cognitiva.

Deveríamos considerar que a Teoria de Ausubel não está afastada das considerações personalistas traçadas na Teoria de Rogers (inclusive na própria formatação teórica visto que Freud também as influencia); mas Ausubel estaria bem distante das considerações tecnológicas contidas no "approche sistêmico do ensinamento" contido em todo o bojo da Teoria de Skinner.

Contudo, estão nos trabalhos desenvolvidos por Piaget grande base da epistemologia genética que norteia toda a aprendizagem significativa que sustenta a Teoria de Ausubel, e enfaticamente pela própria formação acadêmica de Piaget é que se traduz a ênfase dada na aprendizagem mecânica estabelecida por Ausubel.

É evidente que os trabalhos desenvolvidos por Piaget na escola de Genebra, "fascinaram" Ausubel e permitiram a elaboração das teorias educativas construtivistas, e que criaram eco no universo prático da Educação estabelecido por ele mesmo dentro das suas experimentações desenvolvidas inclusive em sala de aula, onde se traduz toda a teorização epistêmica da praticidade estabelecida pela própria Teoria de David Paul Ausubel.

Ainda faz-se evidente salientar que a grande maioria dos pesquisadores americanos "importaram" as idéias de Piaget já no decorrer da década de 60, notadamente por FIavell, Sullivan, Sigel, mas também por outros. Kohlberg consagrou mais de 20 anos de pesquisa para descrever e demonstrar as várias etapas do desenvolvimento moral no indivíduo oriundo de toda a teorização e pensamento pia gentíno, ou seja, usando a mesma base: Piaget que é a fonte referencial para a Teoria de Ausubel.

Cabe destacar que as considerações de Piaget ditas como "preáveis’ são nada mais que os instrumentos das atividades resultantes da construção do conhecimento. Elas vieram se remodelando constantemente e os novos conhecimentos obtidos foram se reintegrando às estruturas pré existentes e sempre todo este ciclo deveria esta a disposição do "estudante". A Teoria de Ausubel ratificou e avançou nesta tônica e há mais de 20 anos está presente em toda a sua conceituação na ordem pedagógica.

Finalmente, a Teoria de Ausubel avançou no tempo já com outros pensadores e utilizando a mesma idéia dos seus pontos cognitivos, no final dos anos 1980 - Joseph Novak da Comeu University estabeleceu novos "elos" no plano pedagógico usando a mesma base psico cognitiva de David Paul Ausubel.

Helen Hanesian também estabeleceu novos derivativos da Teoria de Ausubel, haja visto que a 2a. edição do Livro: Educational Psychology: A Cognítíve View, foi editado conjuntamente por Ausubel, Novak e Hanesian pela Editora Rinehart and Winston em New York 1978.

Fonte: http://rdefendi.sites.uol.com.br/ausubel/ausubel3.htm

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